FESTA JUNINA SOLIDÁRIA

Existem formas solidárias de mudar essa realidade, uma delas foi feita pelo Colégio Amorim, a gincana cultural acontece anualmente na escola na Festa Junina, com a participação das turmas do 9 Ano e Ensino Médio. Cada série monta uma quadrilha maluca para apresentar no dia da festa Junina, e umas das provas a serem cumpridas, valendo pontuação e a arrecadação solidária. Os estudantes também se mobilizam para recolher mantimentos, seja trazendo de casa, seja pedindo na cidade.
A quantidade acumulada em 2018 bateu recorde, superando de 5 no ano anterior para 10 toneladas a quantidade de alimentos arrecadados. Entre eles, estão arroz, feijão, açúcar, óleo, leite e macarrão. O recorde demonstra a importância da continuidade do projeto, que já está em sua 5ª edição, conscientizando os alunos a ajudarem as pessoas em situação de vulnerabilidade. “É importante ressaltar a questão da solidariedade e como podemos contribuir de alguma forma com o próximo”.
Todo o alimento foi distribuído para 2 instituições de assistência social, Casa de Apoio a Criança com Câncer Vida Divina, Lar para Idosos Vicentino e Lar do Idoso Augusto Neves. Segundo uma das nossas diretoras, a professora Adriana Martini, a divisão variou de acordo com as necessidades de cada entidade. “Uma das instituições guardavam uma quantidade de alimento para até o final do ano. E a outra não tinham tanta urgência e recolhiam uma parte pequena, para um ou dois meses”.
Um dos principais eventos do colégio é a Festa Junina, comum também na grande maioria dos colégios brasileiros, momento em que alunos e comunidade escolar se envolvem na participação de uma festa que apresenta danças e comidas típicas de algumas regiões do nordeste brasileiro. Entre as danças estão as quadrilhas, no nosso colégio existe um concurso de Quadrilhas Tradicionais e “Malucas”, entre os critérios de pontuação do concurso está a gincana de arrecadação de itens para a doação.
Nesse ano os alunos e a comunidade conseguiram arrecadar mais de 10 toneladas de alimentos e beneficia 3 instituições de caridade, uma quantidade duas vezes maior que a edição anterior!
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 11% da população padece de fome. A miséria e as doenças ocasionadas pela desnutrição ainda causam mortes para milhões de pessoas ao redor do planeta.
Dessa forma trabalhamos os ODS 02 que trata da erradicação da fome e ODS 10 que visa reduzir as desigualdades.